Swami Vivekananda, cujo nome pré-monástico era Narendra Nath Datta, nasceu numa influente família de Calcutá – Índia, no dia 12 de janeiro de 1863. Seu pai, Vishwanath Datta, foi um advogado bem sucedido, e sua mãe, Bhuvaneshwari Devi, era dotada de profunda devoção e forte personalidade.
Swami Vivekananda, cujo nome pré-monástico era Narendra Nath Datta, nasceu numa influente família de Calcutá – Índia, no dia 12 de janeiro de 1863. Seu pai, Vishwanath Datta, foi um advogado bem sucedido, e sua mãe, Bhuvaneshwari Devi, era dotada de profunda devoção e forte personalidade.
Como um garoto precoce, Narendra se destacava na música, na ginástica e nos estudos. Mais tarde graduou-se na Universidade de Calcutá, e adquiriu um vasto conhecimento sobre diferentes assuntos, especialmente filosofia e história ocidentais. Tendo nascido com a natureza de um yogui, ele costumava praticar meditação desde sua infância, e associou-se ao Movimento Brahmo Samaj por algum tempo.
Com Sri Ramakrishna
No início de sua juventude, Narendra passou por um período de crise espiritual, quando foi assaltado por dúvidas sobre a existência de Deus. Foi nesta época que ouviu, pela primeira vez, seu
professor de inglês da faculdade falar sobre Sri Ramakrishna. Em novembro de 1881, Narendra decidiu conhecer Sri Ramakrishna, que vivia no Templo de Kali em Dakshineshwar.Narendra, no seu primeiro encontro com o Mestre, fez a ele a pergunta que já havia feito antes para vários preceptores espirituais, que não lhe deram uma resposta satisfatória até aquela data: “O Senhor já viu Deus?”. Imediatamente Sri Ramakrishna respondeu: “Sim, eu já O vi. O vejo tão claramente quanto vejo você, só que de uma forma muito mais intensa”.
Além de remover as dúvidas da mente de Narendra, Sri Ramakrishna o conquistou através de sua pureza e amor inegoista e, assim, começou o relacionamento entre guru e discípulo. Narendra tornou-se, então, um frequente visitante de Dakshineshwar e sob a orientação do Mestre, fez rápidos progressos no caminho espiritual. Narendra também conheceu outros jovens que eram devotos de Sri Ramakrishna, com os quais estabeleceu uma grande amizade espiritual.
Momentos de Dificuldade
Após alguns anos, dois eventos causaram grande sofrimento a Narendra. O primeiro foi a morte repentina de seu pai, em 1884, deixando a família empobrecida. Narendra teve, então, que assumir a responsabilidade de sustentar sua mãe, irmãos e irmãs. O segundo evento foi a doença de Sri Ramakrishna, que foi diagnosticada como câncer na garganta. Em setembro de 1885, Sri Ramakrishna mudou-se para uma casa em Shyampukur, e alguns meses depois para outra casa alugada em Cossipore. Nestes dois lugares os jovens discípulos cuidaram do Mestre com muita devoção. Apesar da pobreza em sua casa e da dificuldade em arrumar um emprego, Narendra juntou-se ao grupo como seu líder.
O Início da Nova Ordem Monástica
Sri Ramakrishna passou para seus jovens discípulos o espírito de renúncia e amor fraternal. Um dia o Mestre distribuiu entre eles as vestes ocres de sanyasins (monges) e os enviou para esmolar por comida. Neste sentido, o próprio Sri Ramakrishna lançou a pedra fundamental da nova Ordem monástica. Ele deu instruções específicas à Narendra sobre a formação desta nova Ordem. Nas primeiras horas do dia 16 de agosto de 1886, Sri Ramakrishna deixou seu corpo. Após o falecimento do Mestre, quinze de seus jovens discípulos (o décimo sexto se juntou mais tarde) começaram a viver juntos numa casa em Baranagore, norte de Calcutá. Sob a liderança de Narendra, eles constituíram a nova Ordem monástica, e em 1887 tomaram os votos formais de sannyasa (renúncia), adotando assim novos nomes monásticos. Narendra tornara-se assim, Swami Vivekananda (embora este nome só tenha sido adotado por ele muito tempo depois).
A Consciência sobre a Missão de Sua Vida
Após estabelecer a nova Ordem monástica, Swami Vivekananda ouviu um chamado interior sobre a grande missão de sua vida. Enquanto a maioria dos seguidores de Sri Ramakrishna mantinha com ele somente uma relação pessoal, Swami Vivekananda pensava na missão do Mestre em relação à Índia e ao resto do mundo. Como o Profeta da presente Era, qual foi a mensagem de Sri Ramakrishna para o mundo moderno e para a Índia em particular? Esta questão e a consciência de sua própria capacidade motivaram Swami Vivekananda a viajar sozinho pela Índia.Finalmente, em meados de 1890, após receber as bênçãos de Sri Sarada Devi, a divina consorte de Sri Ramakrishna, universalmente conhecida como a Santa Mãe (e que nesta época vivia em Calcutá), o Swami deixou o Monastério de Baranagore e iniciou uma longa jornada para conhecer a Índia e as condições de vida dos seus conterrâneos.
A Descoberta da Verdadeira Índia
urante sua viagem por toda a Índia, Swami Vivekananda ficou profundamente tocado ao ver a comovente miséria dos indianos. Foi o primeiro líder religioso da Índia a entender e a declarar abertamente que a real causa da decadência da Índia era a negligência ao apelo dos mais pobres e necessitados. A necessidade imediata naquele momento era de prover alimentos e outras necessidades básicas para milhões de pessoas famintas. Para isto eles deveriam aprender métodos que promovessem o aperfeiçoamento da agricultura, das manufaturas, etc. Foi neste contexto que Swami Vivekananda entendeu a raiz do problema da pobreza na Índia (e que havia escapado da atenção dos outros reformadores sociais daquela época): através de séculos de opressão, os mais pobres e miseráveis haviam perdido a fé em sua capacidade de melhorar as suas condições de vida. Era necessário então, em primeiro lugar, infundir em suas mentes a confiança e a fé em si mesmos.
Para isso, eles precisavam de uma mensagem revitalizante e inspiradora. Swami Vivekananda encontrou esta mensagem nos princípios do Atman, a doutrina da divindade potencial da alma, ensinada pela Vedanta (o antigo sistema filosófico-religioso da Índia). Ele percebeu que, apesar das condições de pobreza em que viviam, os indianos permaneceram firmes em sua fé religiosa, embora eles nunca tenham aprendido os princípios enobrecedores da Vedanta, nem como aplicá-los de forma prática à vida. Assim, os pobres precisavam de dois tipos de conhecimento: o conhecimento secular para melhorar a sua condição de vida, e o conhecimento espiritual para despertar a sua fé interior, e assim fortalecer o seu sentido moral. A próxima pergunta era: como disseminar estes dois tipos de conhecimento entre o povo indiano mais necessitado? A resposta que o Swami encontrou, foi: “Através da Educação”.
A Necessidade de uma Organização
Uma coisa ficou clara para Swami Vivekananda: para colocar seus planos em ação, era necessário disseminar a educação entre os mais necessitados para que eles pudessem se fortalecer e se tornar mais confiantes, principalmente as mulheres e, para isso se tornar realidade, era necessária uma organização eficiente, com pessoas capacitadas e dedicadas. Como ele mesmo disse mais tarde, era preciso “colocar em ação um programa capaz de levar as mais nobres ideias até as portas dos mais pobres e oprimidos”. Foi com este propósito que Swamiji fundou, anos mais tarde, a Ramakrishna Mission.
Decisão de Participar do Parlamento das Religiões
Quando estas ideias começaram a tomar forma em sua mente, no decurso de sua peregrinação, foi que Swami Vivekananda ouviu comentários sobre a realização do Parlamento Mundial das Religiões, que ocorreria em Chicago no mês de setembro de 1893. Seus amigos e admiradores na Índia queriam que ele participasse. Ele também sentia que o Parlamento poderia ser o lugar ideal para apresentar ao mundo a mensagem de seu Mestre e da Vedanta, e foi assim que ele decidiu ir para a América (EUA).
Outra razão que motivou Swami Vivekananda a ir para a América (EUA) era a de angariar fundos para custear seus projetos de educar e melhorar a situação dos pobres da Índia. O Swami, entretanto, queria ter a certeza e sentir que era da vontade divina o cumprimento desta missão. Ele teve a resposta quando se sentou em profunda meditação no rochedo de Kanyakumari, extremo sul da Índia. Com os fundos necessários para a viagem, coletados por seus discípulos de Chennai somados à contribuição feita pelo Raja de Khetri, Swami Vivekananda partiu rumo a América, saindo de Mumbai no dia 31 de maio de 1893.
O Parlamento das Religiões e os meses seguintes
Seus discursos no Parlamento Mundial das Religiões tornaram-no conhecido como um “Orador de direito divino” e como o “Mensageiro da sabedoria indiana para o mundo Ocidental”. Após o Parlamento, Swami Vivekananda permaneceu nos EUA por cerca de três anos e meio divulgando a Vedanta da forma como foi vivenciada e ensinada por Sri Ramakrishna, principalmente na parte leste dos EUA e também em Londres, Inglaterra.
Despertando seus Compatriotas
Ele retornou à Índia em janeiro de 1897. Em resposta à entusiástica recepção que recebeu em vários lugares, ele ministrou uma série de palestras em diferentes partes da Índia, o que criou uma grande agitação em todo o país. Com estas palestras inspiradoras e de profundo significado, Swami Vivekananda realizou seu objetivo de:
– Despertar a consciência religiosa dos indianos e criar um sentimento de orgulho em relação a sua herança cultural;
– Promover a unificação do Hinduísmo através da indicação das bases comuns entre as diferentes religiões;
– Focar a atenção das pessoas educadas no compromisso para com os pobres e miseráveis, e assim desenvolver seu plano para a revalorização do povo através da aplicação dos princípios da Vedanta Prática.
A Fundação da Ramakrishna Mission
Logo após o seu retorno à Calcutá, Swami Vivekananda completou outra importante tarefa de sua missão na Terra. Ele fundou, em 01 de maio de 1897, uma organização bastante original denominada Ramakrishna Mission, em que monges e devotos (laicos) podiam trabalhar juntos pela propagação da Vedanta Prática e das várias formas de serviço social, como dirigir e prestar serviço voluntário em hospitais, escolas, faculdades, albergues, centros de desenvolvimento rural, etc. Além disso, conduzir um amplo trabalho de assistência e reabilitação para vítimas de terremotos, ciclones e outras calamidades, nas mais diferentes partes da Índia e outros países.
Belur Math
No começo de 1898, Swami Vivekananda adquiriu um grande lote de terra na margem oeste do Rio Ganges, um lugar conhecido por Belur, para construir as instalações definitivas do monastério e da Ordem monástica originalmente iniciada em Baranagore, e a registrou com o nome de Ramakrishna Math após alguns anos. Neste local Swami Vivekananda estabeleceu um novo padrão de vida monástica, que adapta os antigos ideais monásticos às condições da vida moderna, e que confere a mesma importância à iluminação pessoal e ao serviço social, e que é aberto a todos os homens e mulheres sem qualquer distinção de religião, raça ou casta.
Seus Discípulos
Pode-se mencionar que no Ocidente muitas pessoas foram influenciadas pela vida e mensagem de Swami Vivekananda. Alguns deles se tornaram seus discípulos ou grandes amigos. Entre eles, os nomes de Margaret Noble (conhecida depois como Sister Nivedita), Capitão e Sra. Sevier, Josephine McLeod e Sara Ole Bull, merecem menção especial. Sister Nivedita dedicou sua vida à educação de meninas em Calcutá. Swami Vivekananda também teve muitos discípulos indianos, alguns dos quais se juntaram ao Ramakrishna Math e se tornaram sanyasins (monges).
Os Últimos Dias do Grande Profeta
Em junho de 1899, Swamiji voltou ao Ocidente para uma segunda visita. Desta vez ele ficou a maior parte do tempo na costa Oeste dos EUA. Após ministrar muitas palestras ali, ele retornou para Belur Math em dezembro de 1900. O restante de sua vida ele passou na Índia, inspirando e guiando as pessoas em sua vida espiritual.
O trabalho incessante, especialmente dando palestras e inspirando pessoas, afetou sua saúde. Swami Vivekananda deixou o seu corpo na noite do dia 04 de julho de 1902. Antes de seu Mahasamadhi, ele havia escrito para um devoto ocidental: “Pode ser que eu acabe até gostando de me livrar do meu corpo, jogando-o fora como uma roupa velha. Mas eu não cessarei de trabalhar. Eu inspirarei homens por todos os lugares, até que todos no mundo venham a conhecer que são unos com Deus”.
Fonte: www.vedanta.org.br
www.vedantabh.org.br
Contribuições de Swami Vivekananda para a Cultura Mundial
Fazendo uma avaliação objetiva das contribuições de Swami Vivekananda para a cultura mundial, o eminente historiador britânico A.L. Basham afirmou que “nos próximos séculos, ele será lembrado como um dos principais moldadores do mundo moderno…” Algumas das principais contribuições que Swamiji fez para o mundo moderno são mencionados abaixo:
1. Nova Compreensão da Religião: Uma das contribuições mais significativas do Swami Vivekananda para o mundo moderno é a sua interpretação da religião como uma experiência universal da Realidade transcendente, comum a toda a humanidade. Swamiji enfrentou o desafio da ciência moderna ao mostrar que a religião é tão científica quanto a própria ciência; a religião é a "ciência da consciência". Como tal, religião e ciência não são contraditórias entre si, mas são complementares. Esta concepção universal liberta a religião do domínio de superstições, dogmatismo, artimanhas sacerdotais e intolerância, e faz da religião a mais alta e mais nobre busca – a busca da suprema Liberdade, do Supremo Conhecimento, da Suprema Felicidade.
2. Nova Visão do Homem: O conceito de Vivekananda de "divindade potencial da alma" dá um novo conceito enobrecedor do homem. A era atual é a idade do humanismo que sustenta que o homem deve ser a principal preocupação e centro de todas as atividades e pensamentos. Através da ciência e da tecnologia, o homem alcançou grande prosperidade e poder, e os métodos modernos de comunicação e viagens transformaram a sociedade humana em uma "aldeia global". Mas a degradação do homem também vem ocorrendo rapidamente, como testemunhado
pelo enorme aumento de lares desfeitos, imoralidade, violência, crime etc. na sociedade moderna. O conceito de Vivekananda da divindade potencial da alma impede essa degradação, diviniza as relações humanas e torna a vida significativa e digna de ser vivida. Swamiji lançou as bases para o "humanismo espiritual", que se manifesta através de vários movimentos neo-humanistas e do interesse atual em meditação, Zen, etc., em todo o mundo.
3. Novo Princípio da Moralidade e Ética: A moralidade prevalente, tanto na vida individual quanto na vida social, é baseada principalmente no medo – medo da polícia, medo da ridicularização pública, medo da punição de Deus, medo do Karma, e assim por diante. As atuais teorias da ética também não explicam por que uma pessoa deve ser moral e ser boa para os outros. Vivekananda deu uma nova teoria da ética e um novo princípio de moralidade baseado na pureza intrínseca e na unidade do Atman. Devemos ser puros porque a pureza é nossa natureza real, nosso verdadeiro Eu divino ou Atman. Similarmente, devemos amar e servir nossos vizinhos porque somos todos um no Espírito Supremo conhecido como
Paramatman ou Brahman.
4. Ponte entre o Oriente e o Ocidente: Outra grande contribuição do Swami Vivekananda foi construir uma ponte entre a cultura indiana e a cultura ocidental. Ele o fez interpretando escrituras e filosofia hindus e o modo de vida e as instituições hindus para o povo ocidental em uma linguagem que eles pudessem entender. Ele fez os ocidentais perceberem que precisavam aprender muito da espiritualidade indiana para o seu próprio bem-estar. Ele mostrou que, apesar de sua pobreza e atraso, a Índia tinha uma grande contribuição para a cultura mundial. Desta forma, ele foi fundamental para acabar com o isolamento cultural da Índia do resto do mundo. Ele foi o primeiro grande embaixador cultural da Índia no Ocidente. Por outro lado, a interpretação de Swamiji das antigas escrituras hindus, filosofia, instituições, etc. preparou a mente dos indianos para aceitar e aplicar na
vida prática os melhores elementos da cultura ocidental ou seja, ciência, tecnologia e humanismo. Swamiji ensinou aos indianos como dominar a ciência e a tecnologia ocidentais e, ao mesmo tempo, desenvolver-se espiritualmente. Swamiji também ensinou aos indianos como adaptar o humanismo ocidental (especialmente as idéias de liberdade individual, igualdade social e justiça e respeito às mulheres) ao ethos indiano.
Contribuições de Swamiji para a Índia Apesar de suas inúmeras diversidades lingüísticas, étnicas, históricas e regionais, a Índia teve desde tempos imemoriais um forte senso de unidade cultural. Foi, no entanto, Swami Vivekananda quem revelou os verdadeiros fundamentos dessa cultura e, assim, definiu e fortaleceu claramente o sentido da unidade como nação. Swamiji deu aos indianos uma compreensão adequada da grande herança espiritual de seu país e, assim, deu-lhes orgulho de seu passado. Além disso, ele apontou para os indianos as desvantagens da cultura ocidental e a
necessidade da contribuição da Índia para superar essas desvantagens. Desta forma, Swamiji fez da Índia uma nação com uma missão global.
Senso de unidade, orgulho do passado, senso de missão – esses foram os fatores que deram verdadeira força e propósito ao movimento nacionalista da Índia. Vários líderes eminentes do movimento de liberdade da Índia reconheceram sua dívida com o Swamiji. O primeiro primeiro-ministro da Índia livre, Jawaharlal Nehru, escreveu: “Enraizado no passado, orgulhoso do prestígio indiano, Vivekananda ainda era moderno em sua abordagem dos problemas da vida e era uma ponte entre o passado da Índia e seu presente. como um tônico para a mente hindu deprimida e desmoralizada e deu-lhe autoconfiança nas raízes do passado”. Netaji Subhash Chandra Bose escreveu: “ Swamiji harmonizou o Oriente e o Ocidente, religião e ciência, passado e presente. E é por isso que ele é ótimo. Nossos compatriotas obtiveram autorrespeito, autoconfiança e auto-afirmação sem precedentes de seus ensinamentos”.
A contribuição mais original de Swamiji para a criação da nova Índia foi abrir a mente dos indianos para o seu dever para com as massas oprimidas. Muito antes das idéias de Karl Marx serem conhecidas na Índia, Swamiji falou sobre o papel das classes trabalhadoras na produção da riqueza do país. Swamiji foi o primeiro líder religioso na Índia a falar pelas massas, a formular uma filosofia de serviço definida e a organizar serviços sociais em larga escala.
As contribuições de Swamiji ao Hinduísmo Identidade: Foi Swami Vivekananda quem deu ao Hinduísmo como um todo uma identidade clara, um perfil distinto. Antes da vinda de Swamiji o Hinduísmo era uma confederação solta de muitas seitas diferentes. Swamiji foi o primeiro líder
religioso a falar sobre as bases comuns do Hinduísmo e o terreno comum de todas as seitas. Ele foi a primeira pessoa, conforme orientado por seu Mestre, Sri Ramakrishna, a aceitar todas as doutrinas hindus e as visões de todos os filósofos e seitas hindus como diferentes aspectos de uma visão total da realidade e do modo de vida conhecido como Hinduísmo. Falando sobre o papel de Swamiji em dar ao Hinduísmo sua identidade distinta, Irmã Nivedita escreveu: “… pode-se dizer que quando ele começou a falar no Parlamento das Religiões em Chicago, havia as 'idéias religiosas dos hindus', mas quando terminou, o Hinduísmo havia sido criado”.
Unificação: Antes que Swamiji viesse ao mundo, havia muita discussão e competição entre as várias seitas do Hinduísmo. Da mesma forma, os protagonistas de diferentes sistemas e escolas de filosofia afirmavam que seus pontos de vista eram os únicos verdadeiros e válidos. Ao aplicar a doutrina da Harmonia (Samanvaya) de Sri Ramakrishna, Swamiji promoveu uma unificação geral do Hinduísmo com base no princípio da unidade na diversidade. Falando sobre o papel de Swamiji neste campo, K.M. Pannikar, o eminente historiador e diplomata, escreveu: "Este novo Shankaracharya pode muito bem ser considerado um unificador da ideologia hindu". Defesa: Outro serviço importante prestado por Swamiji foi erguer a voz em defesa do Hinduísmo. Na verdade, esse foi um dos principais trabalhos que ele fez no Ocidente. A propaganda missionária cristã havia dado um entendimento errado do Hinduísmo e da Índia nas mentes ocidentais. Swamiji teve que enfrentar muita oposição em suas tentativas de defender o Hinduísmo.
Enfrentando os Desafios: No final do século XIX, a Índia em geral e o Hinduísmo em particular, enfrentavam graves desafios por parte do materialismo e das idéias da sociedade ocidental, bem como das atividades de proselitismo dos cristãos. Vivekananda enfrentou esses desafios integrando os melhores elementos da cultura ocidental na cultura hindu. Novo Ideal do Monasticismo: Uma importante contribuição de Vivekananda ao Hinduísmo é o rejuvenescimento e a modernização do monaquismo. Neste novo ideal monástico, seguido na Ordem Ramakrishna, os antigos princípios da renúncia e da realização de Deus são combinados com o serviço a Deus no homem (Shiva jnane jiva seva). Vivekananda elevou o serviço social ao status de serviço divino. Remodelação da Filosofia Hindu e Doutrinas Religiosas: Vivekananda não apenas interpretou antigas escrituras hindus e idéias filosóficas em termos do pensamento moderno. Ele também adicionou vários conceitos originais iluminadores baseados em suas próprias experiências transcendentais e visão do futuro.
Fonte: Website de Belur Math
https://belurmath.org/swami-vivekananda/
PEQUENA BIOGRAFIA DE SWAMI VIVEKANANDA
Swami Vivekananda nasceu numa ortodoxa família hindu, no ano de 1863, em Calcutá, e viveu apenas 39 anos. Seus pais deram-lhe o nome de
Narendranath, que significa “líder dos homens”. Desde a infância, apresentou sinais de grande compaixão e também qualidades de líder natural. Tinha um intelecto aguçado, e assimilou ciências e literatura, tanto do oriente como do ocidente, incluindo a filosofia ocidental e os grandes poetas ingleses.
Vivekananda apreciava particularmente a abordagem racional do ocidente, e estava francamente desanimado com as inúmeras superstições religiosas, e com o declínio cultural ao qual a sociedade da época parecia se submeter. Assim, sentiu-se fortemente atraído pelo Brahmo Samaj, um moderno movimento hindu da época, que buscava revitalizar a vida indiana e sua espiritualidade, por meio da abordagem racional e do abandono da adoração de imagens. No entanto, a racionalidade do Brahmo Samaj não podia satisfazer a latente fome espiritual de Narendra. Desde jovem já começara a ter experiências espirituais, e com a idade de 18 anos sentia um profundo desejo de “ver Deus”. Com assertividade, perguntava a seus interlocutores se já haviam visto Deus, entre eles Devendranath Tagore, pai do poeta bengali Rabindranath Tagore, que disse a Vivekananda ter visto em seus olhos o olhar de um yogue, e afirmou que ele certamente realizaria Deus nesta mesma vida.
Após muito buscar, e sem ter conseguido ainda qualquer resposta que pudesse satisfazer seu questionamento, Vivekananda ouviu pela primeira vez
o nome de Ramakrishna Paramahamsa, que era considerado grande personalidade espiritual. O mestre logo reconheceu o potencial de
Vivekananda e cobriu-o de atenções, o que, de início, não agradava muito ao jovem Naren, que, com sua mente racional, alimentava certo ceticismo em relação a esse santo intoxicado por Deus. Por isso, frequentemente questionava e contra-argumentava seus ensinamentos. No entanto, pouco a
pouco, o magnetismo espiritual de Sri Ramakrishna tocou o coração de Vivekananda, e este começou a experimentar a verdadeira corrente espiritual
que emanava do mestre. Assim, a oposição mental deu lugar a intensa entrega e ardente anseio pela realização.
Por um curto mas intenso período de cinco anos, Swami Vivekananda recebeu ensinamentos diretamente de Sri Ramakrishna, e teve profundas
experiências. Quando o mestre deixou o corpo, os demais discípulos buscaram sua liderança, e, sob sua constante orientação, renunciaram ao
mundo e dedicaram suas vidas à realização espiritual, através do trabalho na ordem monástica criada sob sua inspiração.
No entanto, para ele a liberação pessoal não era suficiente. Seu coração sofria pelas massas destituídas da Índia, que padeciam pobreza e
ignorância. Vivekananda sentia que o mais elevado ideal era servir a Deus por meio do serviço à humanidade. Mais tarde, ele acrescentou o trabalho social como tarefa importante da Ordem Ramakrishna. Viajou a vários lugares sagrados da Índia em peregrinação, e, tendo entrado em contato com figuras influentes daquela época, foi-lhe sugerido representar o Hinduísmo no 2019.01.18 – 2/2
Parlamento Mundial das Religiões em Chicago, nos Estados Unidos, em 1893.
Naquele evento, Swamiji conquistou toda a plateia com sua visão acerca da unidade das religiões. E por vários meses viajou pela América do Norte, proferindo palestras sobre a antiga tradição da Vedanta e sobre a sua vontade de fundir o melhor da espiritualidade do Oriente com o melhor do materialismo do Ocidente. Vivekananda impactou o mundo intensamente no plano espiritual, mais do que no plano físico. Os efeitos de seus ensinamentos só podem ser percebidos, realmente, por aqueles que se adiantaram espiritualmente. Sua vida foi um grande farol de luz sobre os corações sufocados pelo materialismo e a descrença. Como ele mesmo afirmou: “Somente outro Vivekananda poderia entender o que fez este Vivekananda”.
Ele foi um verdadeiro instrumento nas mãos do grande avatar Sri Ramakrishna, levando a toda a humanidade Sua mensagem e da Vedanta, antes restrita aos mestres hindus. Suas prodigiosas palestras, e seu poder de influenciar espiritualmente todos os que entravam em sua atmosfera, transformaram e ainda transformam milhares de vidas mundo afora. As quatro yogas de realização, uma de suas inúmeras contribuições, são tratados de espiritualidade que deveriam ser estudados minuciosamente por todos os aspirantes sinceros à busca mais elevada.
Sua visão universal não considerava diferenças de crenças, raças ou nacionalidade, pois ele era um ser iluminado, que via somente a Unidade da
existência em todos os seres e objetos. Nesta data importante da comemoração de seu nascimento, rendemos nossas humildes saudações ao grande Swami Vivekananda!