AS GRANDES ÁRVORES CRESCEM DEVAGAR.

“Sem pressa nem pausa”.

A Sarva Yoga tem como lema: “sem pressa nem pausa”.

As grandes árvores, com muita calma, muita paciência, dia após dia, noite após noite sugam da terra o alimento que as nutre, as mantém vivas, fazem-nas crescer. E assim se desenvolvem, vivem, crescem com bastante vigor até alcançarem a sua plenitude. Assim deve ser o ser humano, com calma, paciência, viver cada momento, cada dia. O praticante de yoga, da mesma forma ou ainda mais, dia após dia, “sem pressa nem pausa” e “constância na intensidade da vontade”, trilhar passo a passo o seu caminho. Caminho este de auto observação, de autoconhecimento e de auto aperfeiçoamento até alcançar a plenitude. Aí vem a pergunta: Teria este auto aperfeiçoamento um fim? Ou é ele infinito?

Nada de ansiedade. Ansiedade é viver no futuro e na maioria das vezes, acompanhado de medo, medo de não acontecer o que você quer e ou como você quer.

Nós temos três opções, viver no passado, no presente ou no futuro. Quando vivemos no passado ou no futuro, nós perdemos energia. Quando vivemos no presente, nós preservamos a nossa energia. No entanto, viver no presente, é um grande desafio para nós humanos em geral. Como vencer este desafio? É necessário um treinamento assíduo, constante. Primeiramente, treinar, acostumar-se a colocar a sua atenção naquilo que você está fazendo, por mais simples que seja a sua tarefa. Segundo passo, habitue-se a prestar atenção no seu ato de respirar, procurando sentir o ar fluindo pelas narinas, sentir a expansão e contração dos pulmões, sentir o movimento do diafragma ou do ábdomen. Tire momentos no seu dia a dia para fazer isto, um, dois ou três minutos cada vez, podendo fazê-lo mais de uma vez ao dia, ficar quieto e tornar-se consciente do seu respirar. Terceiro passo, procurar fazer mais devagar aquilo que você faz, com calma, sem pressa, por exemplo, tomar água aos pequenos goles, deixando este pequeno gole alguns segundos na boca, para depois engolir. Mahatma Gandhi dizia: “beber os sólidos e mastigar os líquidos”.

LAZER SAUDÁVEL. Dicionário Houais: “lazer, do latim, licere significa ser lícito, ócio, descanso, folga, vagar. Tempo de que se pode livremente dispor, uma vez cumpridos os afazeres habituais. A atividade praticada neste tempo, entretenimento.” Chamo de lazer saudável, fazer algo de que se gosta muito. Quando se faz algo de que se gosta muito, a gente se abstrai de todo o resto, abstraindo-se de todo o resto, a gente vive intensamente e a mente silencia-se e a gente vive no presente, neste momento, no agora e fica plenamente consciente.

PARA FINALIZAR. Vale a pena o empenho, o esforço; os resultados, os benefícios virão na medida do empenho, da “constância na intensidade da vontade”.

Para leitura: O poder do agora de Eckart Tolle. Meditação andando, guia para a paz interior, Tich Nhat Hanh. Eliminando o stresse, Brian Weiss. Momento presente momento maravilhoso. Tich Nhat Hanh. O poder do silêncio de Eckart Tolle.

Que esta leitura lhe seja de grande utilidade.