RESPIRAÇÃO

O órgão criado para respirar é o nariz. Quando respiramos, as narinas filtram, aquecem e umidificam o ar. O ar deve ir para os pulmões, puro, aquecido e umidificado. Impuro, frio ou seco faz mal.

O respirar pelo nariz é um fator de vitalidade, de resistência e de imunidade. O respirar pela boca, ao contrário, desvitaliza, diminui a resistência e baixa a imunidade. A respiração pela boca pode ser em consequência de um defeito anatômico, como desvio de septo ou adenoide e, nestes casos, um médico deverá ser consultado.
A respiração bucal pode ser também por uma questão de hábito, ou seja, a pessoa se acostumou a respirar pela boca. Se esta pessoa se dá conta de que vale a pena e pode mudar este hábito, ela precisa de muita força de vontade. Prestando atenção na respiração pelo nariz, por vezes a pessoa pode se ver respirando novamente pela boca.
Com o devido treinamento, ela vai se acostumando a respirar pelo nariz. É uma questão de paciência… perseverança… “constância na intensidade da vontade”. E como se diz “nada resiste ao trabalho”.
Pode demandar muito tempo, não desista.
Fabiano