CONVITE

O Professor Hermógenes, aos 94 anos, no dia 13 de março de 2015, passou para o plano espiritual. E assim como os nossos mestres Sri Sevãnanda Swami e Swami Sarvananda, através do ensinamento milenar do Yoga, o Mestre Hermógenes ensina-nos a amar a Jesus Cristo.

“… muitos são convidados, mas poucos escolhidos (Mateus, 22:14)

 

A hora é chegada.

Se você quiser, pode ficar onde está e como está, a perder tempo.

Se você quiser, pode continuar inconsciente e sem rumo, sem rota, sem objetivo, perdendo tempo e perdendo-se.

O homem desperto, graças a longas experiências decisivas, já elegeu seu rumo, e está irreversivelmente a caminho.

A viagem redentora é na direção de dentro, dentro de nós. Ali se encontra o Senhor, o próprio Brahman, Ser Absoluto.

Yoga é o rompimento de grilhões, de condicionamentos e dependência. É libertação.

Yoga é vitória sobre as trevas. É iluminação.

Yoga é reencontro com o Ser-Verdade. É divinização.

Yoga é esforço, luta e vitória.

É o partir, o caminhar e o chegar.

Há modos diferentes para vencer distâncias na estrada para Deus.

Se o que mais nos afasta de Deus e nos vincula ao mundo é nosso imperfeito amar, é nossa incapacidade para o verdadeiro amor, nosso caminhar tem de ser não contra o mundo, mas a favor de Deus. Será a universalização e divinização do nosso amor que poderá cortar as amarras de servidão e dar-nos, na unificação com o Deus que amamos, a libertação salvadora. A isto se chama Bhakti Yoga.

Se o que nos tem frustrado a sede de felicidade e nos tem amargurado e retido é nosso agir egoístico e alienante, nosso caminhar consistirá em divinizar nossa atuação no mundo de Deus, e, assim, unir-nos ao Deus do mundo. A isto se chama Karma Yoga.

Se o que nos empobrece, e amesquinha, é a ilusão de sermos anti-Deus, padecendo uma distância frustradora imensa, nosso caminhar precisa ser no rumo da sabedoria, buscando a “Verdade que liberta”. A isto se chama Jnana Yoga.

De um lado, o mau amor, a má ação e o mau conhecimento nos fazem egoístas e sofredores. De outro, o Yoga, como processo integral de divinização do amar, do atuar e do conhecer, é caminho redentor.

Não é exatamente isto o que Cristo ensinou exemplificando?

Ele insistiu: “Amai a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a vós mesmos”.

Ele nos prometeu: “Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará”.

Ele determinou: “Aquilo que quereis que vos façam fazeis vós aos outros”.

Ele nos acordou com benditos açoites de Sua Verdade. Desafiou-nos a “tomar a cruz” e seguí-lo. Foi-nos exemplo perfeito de discernimento (viveka), de desapego (vairaya), de devoção-amor (bhakti), de ação perfeita (Karma), de sabedoria (jnana), de bravura e resignação (tapas), de auto-entrega ao Pai (Ishvarapranidhana)…

Eis por que peço a Jesus, o Cristo, que me tome como um shela, que seja meu divino Guru.

Vamos, você e eu, realizar o Yoga que o Cristo sempre foi e jamais deixará de ser?

Vamos pedir aos grandes sábios e santos da Índia que nos elucidem sobre o que ainda não percebemos perfeitamente na imortal mensagem cósmica de Jesus?

Vamos pedir a Jesus, que nos dá amor, nos ajude a entender Khishna, Buddha e todos os outros que também ensinaram?

Vamos romper barreiras, e realizar uma vida ecumênica, no bendito redil do Pastor?

Vamos, amigo, aprender a praticar, até chegarmos ao Nirvana e podemos dizer: “Eu e o Pai Somos Um”!

Fonte: Prof. Hermógenes  –  livro  – Yoga Caminho para Deus (Pág.21)