O BENDITO RAMAKRISHNA
Sri Ramakrishna (1836-1886) é adorado por milhares de pessoas como uma encarnação divina, ou avatar. Sua vida foi um testemunho da verdade e da universalidade dos princípios espirituais, assim como da pureza e do amor.
Nascido em Kamarpukur, uma aldeia próxima a Calcutá, desde criança demonstrou uma grande inclinação para a vida espiritual. Como um jovem sacerdote de um templo em Dakshineswar (Calcutá), Ramakrishna mergulhou em intensas práticas espirituais e profundas meditações, tomado por um forte anelo por Deus e pelo anseio da comunhão divina.
Vivia constantemente absorto em Deus. Em seus frequentes êxtases espirituais, alcançava o sublime estado de união com a Infinita Realidade. Para ele, o ensinamento védico da unidade da existência era mais que uma teoria, pois realizou essa verdade pela percepção direta. Sri Ramakrishna trilhou diferentes caminhos religiosos dentro do Hinduísmo. Mais tarde praticou o islamismo e depois meditou profundamente em Jesus Cristo, experimentando a mesma Realidade Divina através destes caminhos não hindus.
A Família de Sri Ramakrishna
Sri Ramakrishna nasceu em 18 de fevereiro de 1836 no vilarejo Karmapukur, cerca de dez quilômetros a noroeste de Calcutá. Seus pais, Kshudiram Chattopadhyaya e Chandramani Devi, casaram-se em 1799 e embora fossem pobres, eram muito piedosos e dotados de inúmeras virtudes. Naquela época Kshudiram estava vivendo no vilarejo ancestral de Derepore, próximo de Kamarpukur. Seu primeiro filho, Ramkumar, nasceu em 1805, e sua primeira filha, Katyayani, em 1810.
Em 1814, o proprietário da terra mandou que Kshudiram prestasse falso testemunho no tribunal contra um vizinho. Quando ele se recusou a fazê-lo, o senhor moveu uma ação contra ele e lhe retirou a propriedade ancestral. Assim, desprovido de seu bem material mais importante, Kshudiram mudou-se para a pacata vila de Kamarpukur, a convite de outro proprietário, que lhe deu uma casa e aproximadamente um acre de terra fértil. As colheitas dessa pequena propriedade eram suficientes para atender as necessidades básicas de sua família. Ali ele viveu com simplicidade, dignidade e contentamento.
Dez anos depois de sua chegada a Kamarpukur, Kshudiram fez uma peregrinação a pé até Rameswaram, no extremo sul da Índia. Dois anos depois nasceu seu segundo filho, Rameswar. Novamente, em 1835, com a idade de sessenta anos, fez uma peregrinação a Gaya. Ali, desde tempos imemoriais, os indianos vêm dos quatro cantos da Índia a fim de cumprir suas obrigações com seus ancestrais, fazendo-lhes oferendas nas sagradas pegadas do Senhor Vishnu. Neste lugar sagrado Kshudiram teve um sonho em que o Senhor Vishnu lhe prometeu nascer como seu filho. E sua esposa Chandramani Devi, defronte ao templo de Shiva em Kamarpukur, também teve uma visão mostrando-lhe o nascimento da divina criança. Quando regressou, o marido encontrou-a grávida.
Gadadhar Quando Criança
Quando criança, Sri Ramakrishna (seu nome de nascimento era Gadadhar) era muito amado pelos aldeões. Desde o princípio, ele não tinha interesse pela educação formal e nem por assuntos mundanos. Entretanto, ele era um garoto muito talentoso e podia cantar e pintar muito bem. Gostava de servir os homens santos e escutar suas histórias. Era muito comum encontrá-lo absorvido em estados espirituais. Com a idade de seis anos ele experimentou seu primeiro êxtase, quando viu uma revoada de grous brancos movendo-se sob um fundo de nuvens escuras. Essa tendência de entrar em êxtase foi se intensificando com a idade. Seu pai faleceu quando Gadadhar tinha sete anos e este acontecimento aprofundou seu comportamento introspectivo e seu desapego pelo mundo.
A Vida de Sacerdote no Templo de Dakshineswar
Quando Sri Ramakrishna tinha cerca de dezesseis anos, seu irmão Ramkumar levou-o até Calcutá para que ele o assistisse em sua profissão sacerdotal. Em 1855, o templo de Kali, em Dakshineswar, construído por Rani Rasmani, foi consagrado e Ramkumar tornou-se o sacerdote chefe deste templo. Quando ele faleceu, alguns meses depois, Sri Ramakrishna foi indicado como sacerdote. Este desenvolveu intensa devoção pela Divina Mãe Kali e consagrava muitas horas em adoração de Sua imagem, esquecendo-se dos rituais e das tarefas sacerdotais. Seu intenso anelo culminou na visão da Divina Mãe Kali como ilimitada refulgência permeando tudo à sua volta.
Intensas Práticas Espirituais
O estado de intoxicação divina de Sri Ramakrishna alarmou seus familiares em Kamarpukur e eles convenceram-no a se casar com Saradamani, uma garota do vilarejo vizinho de Jayrambati. Mesmo assim, Sri Ramakrishna continuou com suas intensivas práticas espirituais. Motivado por intenso chamado interior para experimentar os diferentes aspectos de Deus, ele seguiu, com a ajuda de vários Gurus, os muitos caminhos descritos nas escrituras hindus e realizou Deus através de cada um deles.
O primeiro Guru que apareceu em Dakshineswar (em 1861), foi uma mulher extraordinária conhecida como Bhairavi Brahmani, que era uma avançada mestra espiritual muito versada nas escrituras. Com sua ajuda, Sri Ramakrishna praticou várias das mais difíceis disciplinas do caminho tântrico e teve êxito em todas elas. Três anos mais tarde, chegou um monge errante chamado Totapuri, e sob sua orientação, Sri Ramakrishna atingiu o Nirvikalpa Samadhi, a mais elevada experiência espiritual mencionada nas escrituras hindus. Ele permaneceu neste estado de não dualidade por seis meses sem nenhuma consciência de seu próprio corpo. Desta maneira, Sri Ramakrishna reviveu toda a gama de experiências espirituais de mais de três mil anos da religião hindu.
Praticando Outras Religiões
Com sua insaciável sede por Deus, Sri Ramakrishna rompeu as fronteiras do Hinduísmo e percorreu os caminhos do Islam e Cristianismo, atingindo a mais elevada realização em cada um deles em curtos períodos de tempo. Ele aceitava Jesus e Buda como Encarnações Divinas e venerou os dez Gurus Sikhs. Expressou a quintessência dos seus doze anos de intensiva realização espiritual em uma simples frase: Yato mat, tato path, cujo significado é: “Quantas forem as crenças, tantos serão os caminhos”. Ele agora vivia frequentemente num exaltado estado de consciência, onde via Deus em todos os seres.
O Evangelho de Sri Ramakrishna
Sri Ramakrishna não escreveu nenhum livro, nem ministrou palestras públicas. Ao invés disso, ele optou por falar em uma linguagem simples com o uso de parábolas e metáforas de maneira ilustrativa, que foram coletadas pela sua observação da natureza e das coisas comuns do dia a dia. Suas conversas eram encantadoras e atraíram a elite cultural de Bengala. Estas conversas foram anotadas por um de seus discípulos, Mahendranath Gupta, que as publicou em bengali sob a forma de livro, com a denominação: “Sri Ramakrishna Kathamrita” (O néctar das palavras de Sri Ramakrishna). Sua versão em inglês, denominada “The Gospel of Sri Ramakrishna”, foi publicada em 1942. O livro foi editado também em português com a denominação: “O Evangelho de Sri Ramakrishna” e está sendo traduzido e editado em outros idiomas, fazendo com que aumente sua popularidade em função de sua relevância e apelo universais.
Seus Últimos Dias
A intensidade de sua vida espiritual e a incansável tarefa de dar instruções para um interminável fluxo de aspirantes espirituais, consumiu a saúde de Sri Ramakrishna, que desenvolveu câncer na garganta em 1885, então, ele se mudou para uma casa de campo mais espaçosa, onde esteve sob os cuidados de seus jovens discípulos durante o dia e à noite. O Mestre, na sua relação com os seus discípulos, era a manifestação perene do amor puro, que também estava sempre presente no convívio com as outras pessoas que o rodeavam, e essa relação amorosa foi a tônica e a pedra fundamental da futura ordem monástica conhecida como Ramakrishna Math. Nas primeiras horas do dia 16 de agosto de 1886, Sri Ramakrishna deixou seu corpo repetindo o nome da Mãe Divina, retornando assim ao seu Lar Espiritual.
Fonte: www.vedanta.org.br
www.vedantabh.org.br
A Mensagem de Sri Ramakrishna
A mensagem de Sri Ramakrishna ao mundo moderno, que ele transmitiu através de sua vida e de suas conversas registradas podem ser expressas resumidamente como se segue: O objetivo da vida humana é a realização da Realidade Suprema, que é a única coisa que pode dar ao ser humano completa satisfação e paz eterna. Isto é a essência de todas as religiões. A Realidade Suprema é uma; mas ela é tanto pessoal quanto impessoal, e é
designada por diferentes nomes (tais como Deus, Ishvara, Allah, etc.) em diferentes religiões.
A Realidade Suprema pode ser alcançada pelos diversos caminhos ensinados nas religiões do mundo. Todas as religiões são verdadeiras, já que elas
conduzem a mesma Meta final. Pureza mental é uma condição essencial para a obtenção da Realidade Suprema; a pureza real é liberdade da luxúria e ganância. Observâncias externas são somente de importância secundária. Através de práticas espirituais o ser humano pode superar suas tendências
ruins, e a graça divina pode resgatar até mesmo o mais terrível pecador. Portanto não se deve ficar remoendo os erros passados, mas deve-se cultivar
uma mentalidade positiva sobre a vida de depender de Deus. A Realização de Deus é possível para todos. Os chefes de família não
precisam renunciar ao mundo; mas eles devem orar sinceramente, praticar discriminação entre o Eterno e o temporal e serem desapegados. Deus ouve as orações sinceras. Anseio intenso (vyakulata) é o segredo do sucesso na vida espiritual.
Deus habita em todos os seres, mas a manifestação desta divindade interior varia de pessoa para pessoa. Nas pessoas virtuosas há uma maior manifestação de Deus. As mulheres são manifestações especiais da Divina Mãe do Universo, e por isso devem ser tratadas com respeito.
Sendo que Deus habita em todos os seres, ajudar os necessitados não deve ser feito por compaixão (que é uma atitude de complacência) mas como um
humilde serviço a Deus.
O egoísmo, causado pela ignorância, é a causa-raiz de todo sofrimento. A vida é uma expressão da criatividade espontânea (Lila) de Deus. Prazer e
dor, sucesso e derrota, etc., devem ser suportados com paciência, resignando-se à Vontade Divina sob todas as circunstâncias.
Contribuições de Sri Ramakrishna à Cultura Mundial
1. Ideal Espiritual : Uma das mais importantes contribuições de Sri Ramakrishna é o reestabelecimento do ideal de realização de Deus no mundo
moderno. Em um mundo em que a fé das pessoas nas religiões tradicionais foi consideravelmente reduzida pelo implacável ataque das forças do ateísmo, do materialismo e do pensamento científico, Sri Ramakrishna estabeleceu a possibilidade de se ter uma experiência direta da Realidade transcendente. Sua vida capacitou a milhares de pessoas de conseguir ou de recuperar a fé em Deus e nas verdades eternas da religião. Como Mahatma Gandhi afirmou: “Sua vida (Ramakrishna) permite-nos ver Deus face a face. Ninguém pode ler a história de sua vida sem ficar convencido que somente Deus é real e que tudo o mais é uma ilusão.”
2. Harmonia das Religiões : Sri Ramakrishna é muito conhecido no mundo todo como o Profeta da Harmonia das Religiões. Ele não disse que todas as
religiões são iguais. Ele reconheceu diferenças entre as religiões mas demonstrou que apesar dessas diferenças, todas as religiões levam ao mesmo
objetivo superior, e desta maneira todas elas são válidas e verdadeiras. Esta visão hoje em dia é conhecida como “Pluralismo religioso”: Sri Ramakrishna foi o seu primeiro inventor. A exclusividade da concepção de Sri Ramakrishna é que ela foi baseada, não sobre especulação, mas sobre uma experiência direta obtida através de prática real. Visto que os conflitos entre religiões e o aumento do fundamentalismo religioso são o maior perigo para a paz, prosperidade e progresso da humanidade, a doutrina de Sri Ramakrishna da harmonia das religiões tem uma imensa importância no mundo moderno. A respeito disto, o célebre historiador britânico Arnold Toynbee escreveu: “…o princípio da não- violência de Mahatma Gandhi e o testemunho de Sri Ramakrishna da harmonia das religiões: aqui nós temos a atitude e o espírito que pode tornar possível a raça humana crescer junta como uma única família – e na Era Atômica, isto é a única alternativa para evitar a destruição de todos.”
3. Uma ponte entre o antigo e o moderno : Sri Ramakrishna é um elo real entre o antigo e o moderno. Ele demonstrou como os antigos ideais e
experiências podiam ser realizados normalmente mesmo enquanto se segue a maneira moderna de viver.
4. Estímulo a vida moral : A ênfase de Sri Ramakrishna nas virtudes da veracidade e da renúncia à luxúria e ganância deu um grande incentivo a vida
moral nos tempos modernos. Ele também purificou a vida religiosa de práticas imorais, pompas externas, comércio de milagres, etc.
5. Divinização do amor : Sri Ramakrishna elevou o amor do nível das emoções para o nível da unidade de todos os Seres em Deus. Embora o princípio da unicidade do Eu Supremo e sua imanência em todos os seres seja um ponto central nos Upanishads, ele raramente foi aplicado na vida prática. Sri
Ramakrishna viu o Divino em sua esposa, em seus discípulos, nos outros, até mesmo nas mulheres degradadas, e tratava a todos com respeito. A famosa sentença do Novo Testamento, “Deus é Amor”, encontrou sua verificação em Sri Ramakrishna. A divinização do amor e dos relacionamentos humanos é outra contribuição de Sri Ramakrishna que tem um imenso significado para o bem estar da humanidade.
Algumas palavras de Sri Ramakrishna:
É nascido em vão aquele que, tendo alcançado o nascimento humano, tão difícil de conseguir, não se esforça para realizar Deus nesta mesma vida.
Você vê muitas estrelas no céu a noite, mas nenhuma quando surge o sol. Você pode portanto dizer que não existem estrelas nos céus durante o dia? Ó
homem, porque você não pode encontrar Deus nos dias de sua ignorância, não diga que Ele não existe.
Não se pode ter a visão de Deus enquanto se tiver esses três – vergonha, ódio e medo.
Não seja um traidor em seus pensamentos. Seja sincero; aja de acordo com seus pensamentos; e você certamente terá sucesso. Ore com um coração simples e sincero, e suas orações serão ouvidas. Não permita que pensamentos e angústias mundanas perturbem sua mente.
Faça tudo o que é necessário no tempo apropriado, e deixe sua mente estar sempre direcionada a Deus.
Devem se lembrar que o coração do devoto é a casa de Deus. Ele habita, sem dúvida, em todos os seres, mas Ele manifesta-Se especialmente no coração do devoto. O coração do devoto é a sala de visitas de Deus.
Conhecimento puro e amor puro são um e a mesma coisa. Ambos conduzem os aspirantes ao mesmo objetivo. O caminho do amor é mais fácil.
Quem é o melhor devoto de Deus? É aquele que vê, depois da realização de Brahman que Deus se tornou todos os seres vivos, o universo, e os vinte e
quatro princípios cósmicos. Deve-se discriminar primeiro, dizendo ‘Isto não, isto não’ e alcançar o telhado. Depois disso percebe-se que os degraus são feitos do mesmo material que o telhado, ou seja, tijolo, cal e pó de tijolo. O devoto percebe que é Brahman que se tornou unicamente em tudo isso – os seres vivos, o universo e tudo o mais.
Viva no mundo como um pássaro aquático. A água adere ao pássaro, mas o pássaro livra-se dela. Viva no mundo como um peixe de águas lamacentas. O peixe vive na lama, mas sua pele está sempre clara e brilhante. Eu direi para você a verdade: não há nada de errado em sua existência no
mundo. Mas você deve direcionar sua mente para Deus; de outra forma você não terá sucesso. Faça suas obrigações com uma mão e com a outra segure-se em Deus. Depois que suas obrigações acabarem, você poderá segurar Deus com ambas as mãos.
A brisa da Sua graça sopra dia e noite sobre sua cabeça. Abra as velas de seu barco (mente), se deseja fazer um rápido progresso pelo oceano da vida.
Deve-se repetir constantemente o nome de Deus. O nome de Deus é altamente eficaz no Kaliyuga. A prática de yoga não é possível nesta era, pois a
vida do homem depende de alimento. Bata palmas enquanto repete o nome de Deus, e os pássaros de seus pecados voarão para longe.